sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Rosalind Franklin


Saiu hoje uma matéria na Folha de São Paulo falando sobre as cartas encontradas de Maurice Wilkins para Francis Crick, Premiados, juntamente com James Watson, com o Nobel em medicina em 1962 pela descoberta da dupla hélice do DNA.
Em uma das cartas Wilkins fala sobre Rosalind Franklin e seu trabalho com difração de raio-x de DNA, a famosa fotografia 51 (1952), mostrada por um aluno de Franklin a Wilkins. Em 1953 Crick e Watson publicaram em artigo publicado na revista "Nature" a preposta de dupla-hélice de DNA.
Logo após a publicação da Nature em carta a Crick, Wilkins comenta:
"To think that Rosie had all the 3D data for 9 months & wouldn’t fit a helix to it and there was I taking her word for it that the data was anti-helical. Christ."
Quer ler mais? acesse: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/807079-carta-revela-desprezo-por-rosalind-franklin-mae-do-dna.shtml
Há ainda um site, mas em inglês: http://www.livescience.com/history/crick-genetics-dna-rival-labs-100929.html
você ainda pode dar uma olhada no site do Prêmio Nobel com a transcrição das apresentações dos premiado, entre elas a de Maurice Wilkins que mostra a difração de raio-X de esperma de Cefalópode (figura 4).
Abaixo a foto 51, difração de raio-X de DNA de Rosalind Franklin, você pode comparar com a figura 4 da apresentação de Wilkins:

Nenhum comentário:

Postar um comentário